Retorno da Pausa para Projeto de Criação de RPG da Secular Games

11 03 2012

Hoje voltamos a rotina normal do blog, pois nas últimas semanas estivemos envolvidos no concurso promovido pela Secular Games, o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

Durante este tempo tentamos desenvolver nosso RPG para o concurso, e este esforço deu algum resultado. A proposta do concurso era a criação de um RPG totalmente original em somente 15 dias, iniciando no carnaval, e fazer tudo baseado nos temas atribuidos pela organização. O tempo foi curto, mas o mais estranho foram os temas, que restringiam boa parte das possibilidades, e poderiam ser abordados mais como elementos já que o escopo de cada um não era aberto o bastante para ser um tema interessante.

Mas, não posso dizer que os temas atrapalharam, afinal a mente de RPGista não possui limites e conseguimos contornar. O maior problema foi o tempo, não conseguimos terminar nem metade do ideal, porém mesmo assim foi muito satisfatório.

Ao observar os projetos de outros participantes, não vejo muitas perspectivas de vitória, apesar de bem feito, e isso se deve não ao fato de nosso projeto estar incompleto, mas pela escolha que fizemos. Nós escolhemos criar um sistema que seja possível utilizar em vários tipos de RPG e o “embalar” em uma ambientação que abordasse a temática necessária, mas, aparentemente, a organizadora desejava exatamente o contrário, um jogo de RPG personifique o tema escolhido através das regras e da ambientação. Mas posso dizer que estamos arrependidos da escolha? Não, os resultados, como já disse antes, foram bem interessantes e nos deram um vislumbre de um RPG que pode ser adotado por nosso grupo algum dia, o que já algo especial para qualquer um.

Para compensar o tempinho de hibernação do blog, vou incluir aqui a versão alpha de nosso RPG, a versão entregue à Secular Games.

[Edited – Adicionando ficha de personagem editável para o divertimento geral]

Ambientação: Eldar

Nosso RPG é ambientado na região misteriosa de Eldar, onde, há algum tempo, a magia perdeu o posto de mais poderoso recurso conhecido, agora dividindo este posto com uma disciplina bem mais jovem, a tecnologia.

Nos dias atuais estas duas fontes de poder já conseguem ser unidas através da maior descoberta dos últimos séculos, a Tecnomagia, que une recursos de ambas para diminuir falhas e otimizar recursos e assim obtendo algo mais eficiente.

Essa união foi extremamente necessária para algumas das civilizações, pois estas precisavam fugir dos perigos da superfície, mas não possuiam a capacidade mágica necessária para salvar a cidade. Mas com a tecnomagia, eles foram capazes de realizar as mesmas façanhas que aqueles que fugiram antes, conseguiram erguer a sua capital aos céus formando assim a sua colônia voadora.

Colônia Voadora ou Aerknorrs

Cada colônia voadora adaptou a utilização da tecnomagia em sua cultura, a utilizando com propriedade e assim construindo seu próprio futuro. As colônias se encontram em localizações razoavelmente distantes e cada uma possui suas próprias características e espécies habitantes.

Exemplos de Aerknorrs:

  • Asay: A Fortaleza Tecnomágica
    Essa é a colônia de maior desenvolvimento tecnomágico. É uma sociedade em que os habitantes devem seguir códigos de conduta complexos e cumprir suas obrigações. Longe de ser uma ditadura, é na verdade uma comunidade que acredita ter a resposta para todos os problemas, muitas vezes transparecendo certa arrogância, em seus inventos compostos por mecânica e magia.
  • Mita: O Templo Bélico
    Colônia de cunho guerreiro, essa nau é formada especialmente por aqueles que crêem que os selvagens devem ser combatidos e buscam novas combinações de magias e tecnologias para tal.
  • Thus: O Espírito Livre
    Assim como Asay, Thus possui grande desenvolvimento tecnomágico, nela se acredita que a criatividade se desenvolve melhor permitindo que as mentes inventivas se desprendam das amarras das rígidas convenções sociais, podendo expressar toda sua genialidade através de surtos criativos e não com longos e rígidos treinamentos.

Sistema de Atributos Modulares

O sistema foi elaborado para total liberdade de caracterização, para aqueles que o jogam poderem, inclusive, poder escolher por quais características seu personagem deverá ser caracterizado, comparado ou mensuado, e para isso juntamos inumeras coisas que achamos interessantes em outros jogos e agregamos em nossa obra. Vamos dar um resumo de regras.

Atributos:

Estes são os atributos genéricos, que servem como base para as dificuldades para as ações realizadas em cada área. Eles são: Físico, Mental e Social.

Sub-Atributos:

Os sub-atributos, diferentemente dos atributos, não são específicos, agindo sob o objetivo do sistema ele são selecionados pelo jogador, podendo ser qualquer característica que defina uma área do personagem a ser mensurada. O valor do sub-atributo define a quantidade de dados que compõem a parada de dados do respectivo teste. Exemplos de sub-atributos: Físicos – Aparência, Agilidade, Destreza e Força; Mentais – Raciocínios, Inteligência, Sabedoria e Percepção; Social – Manipulação, Autocontrole, Carisma e Porte. Estes são apenas exemplos, e os personagem podem, quando com autorização do narrador, utilizar qualquer atributo com relevância para a ambientação.

Regras de Testes:

Os testes são realizados com um dado de oito face, um d8. Para realizar o teste, o jogador confere sua parada de dados, que é quantidade de dados que deve ser jogados no teste, e é composta pelo sub-atributo relevante mais algum modificador, após isso ele irá rolar os dados e comparará os resultados com o seu atributo relevante, para cada vez que obtiver um resultado igual ou inferior ao valor do atributo o jogador adquire um sucesso.

Perícias:

As perícias são as características que definem a capacidade do personagem em áreas que necessitam de técnica. Elas, assim como os sub-atributos, não possuem um conjunto básico apresentado dispondo aos jogadores a chance de utilizar qualquer perícia possível. Diferente da características anteriores, as perícias não têm um papel na matemática do jogo, elas variam de um a cinco, definindo se o personagem pode ou não executar um teste para aquela tarefa, mas não mais que isto, porém incluimos uma regra opcional para fazer uma alteração neste aspecto, caso seja necessário.

Vantagens e Desvantagens:

Assim como em outros sistemas, as vantangens e desvantagens são características que servem para auxiliar a caracterização do personagem e adicionam um “tempero” a ele com efeitos diferenciados. As vantagens e desvantagens funcionam como qualquer em outro sistema, exceto que os pontos ganhos pelas desvantagens podem ser investidos nas perícias.

Pontos de Vida:

Esta é a característica que define a resistência dos personagens a ferimentos. Ela é definida pelo valor do atributo Físico e do sub-atributo que define a resistencia fisica do personagem, que pode variar de nome para cada jogador, como constituição, vigor, resiliência ou resistência. O valor exato é obtido através do simples cálculo:

  • PV = [Físico x 3] + [Vigor(ou algo semelhante) x 2]

Pontos de Ação:

Este é o recurso utilizado pelo sistema para dar um “algo a mais” ao jogo, ele faz o papel de mensurar habilidade poderosas e ao mesmo tempo adicionar capacidades ao personagem. Alguns exmplos de utilizações:

  • 1 Ponto de Ação: Receber 1 dado adicional na parada de dados para umúnico teste.
  • 1 Ponto de Ação: Simular por umarodada a posse de um sub-atributo emnível 1.
  • 1 ou mais Pontos de Ação: Ativar efeitos de vantagens ou habilidades especiais, sendo que em alguns casos o ponto apenas é gasto quando a ação é bem sucedida.
  • 1 ou mais Pontos de Ação: Algumas magias exigem o gasto de um ou maispontos de ação para serem realizadas.

Bom, esse foi um pequeno resumo de nosso trabalho para o concurso, ele ainda está em desenvolvimento e haverão mudanças nas próximas versões.

Anúncios

Ações

Information

One response

13 03 2012
Fellipe "Kajelani"

Uau, cara! Esse sistema parece muito fodástico! Assim que tiver mais coisa sobre ele eu vou juntar uma galera pra jogar!(hehehehehe-modo sínico desativado)
Bom ver que nosso trabalho vai receber a atenção que merece, é isso ai TOMÁS!
Bora fazer os outros post, que eu tô querendo expandir nosso ainda pequeno Eldar!

Gostou? Odiou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: